19 de abril de 2021

TRF3 inaugura Balcão Virtual para atendimento de advogados e público

Por Admin

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) inaugura hoje, segunda-feira (19/4), um novo serviço para tornar mais ágil o atendimento às partes e advogados: o Balcão Virtual. O novo serviço faz parte do processo de transformação digital do Judiciário Brasileiro, que inclui mudanças nas relações e processos de trabalho, especialmente acelerados por conta da pandemia da Covid-19.

A ferramenta estará disponível no site do TRF3 e das Seções Judiciárias de Mato Grosso do Sul (JFMS) e São Paulo (JFSP), e apresentará ao usuário uma relação de secretarias e unidades judiciárias das quais ele poderá solicitar atendimento ao clicar no link de acesso. A partir de então, ele será redirecionado a uma sala virtual no programa Microsoft Teams, na qual ele poderá falar diretamente com um servidor por videoconferência, durante o horário de atendimento ao público.

Como irá funcionar o Balcão Virtual:

Cada unidade judiciária terá uma sala virtual no Microsoft Teams para atender ao público externo. O usuário pode acessar o Balcão Virtual no formato web pelos sites do TRF3, JFSP e JFMS, selecionando a unidade judiciária da qual deseja atendimento.

Ao acessar a ferramenta, é necessário se identificar. Se houver o acesso simultâneo de mais de um usuário na mesma sala, o atendimento se dará pela ordem de chegada. Os demais usuários aguardarão em uma sala de espera. Na hipótese de indisponibilidade do link de acesso, o atendimento será realizado por telefone, e-mail ou, se possível, de forma presencial.

O Balcão Virtual não substitui o sistema de peticionamento eletrônico, sendo vedado o uso para o protocolo de petições. Além disso, o sistema não deve ser utilizado para realizar despachos com magistrados.

Informações AASP

Imagem de mmi9 por Pixabay