25 de abril de 2023

Como implementar a semana de 4 dias de trabalho

Por Admin

Não é sobre trabalhar menos, mas sobre como ser mais produtivo em menor tempo. Para que isso seja possível, as rotinas precisam ser ajustadas e o time precisa trabalhar com foco

Por *Monica Magalhaes, em Época Negócios

A redução na carga horária de trabalho e a também conhecida “semana de 4 dias” conquistam a cada dia novos adeptos. O Chile acaba de aprovar a redução da jornada de trabalho semanal de 45 para 40 horas, e se junta ao Equador como o segundo país entre os latinos a adotar jornada de trabalho recomendada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No setor privado, algumas empresas começam a pilotar o modelo, explorando de formas diferentes o novo formato, enquanto outras que já estão nessa caminhada há um tempo, como a Amazon, Microsoft e Kickstarter, começam a compartilhar seus resultados.

Existem pontos positivos e negativos, mas em comum existe muito aprendizado sobre produtividade. Para auxiliar empresas que buscam entender um pouco mais sobre os desafios e caminhos possíveis para essa transição, a 4DWW é uma plataforma com muito conteúdo, pesquisas e estudos de caso com histórias de empresas que fizeram a transição para a semana de 4 dias, compartilhando informações ricas para que interessados possam refletir com segurança sobre a mudança.

Segundo os fundadores da plataforma, tudo começa com a mudança na forma de pensar quando o tema é a redução de carga horária de trabalho. Não é sobre trabalhar menos, mas como ser mais produtivo em menor tempo. Para que isso seja possível, as rotinas precisam ser ajustadas e o time precisa trabalhar com muito foco.

As reuniões, por exemplo, precisam ser repensadas para que atendam as necessidades do time, mas também estejam sincronizadas para a melhor performance da empresa como um todo. Se os encontros da liderança com seus times acontecem todos no mesmo horário, por exemplo, a disponibilidade para trabalhos entre áreas fica assegurada. A busca pela otimização de tempo deve ser constante para quem tem o objetivo de redução da carga horária de trabalho.

Outra dica que os fundadores da plataforma 4DWW trazem é garantir que apenas dois dias da semana sejam ocupados por reuniões e nos outros dois dias a equipe possa manter o foco no desenvolvimento do trabalho.

Existem também outras formas de começar ou de explorar esse novo território que é a semana de 4 dias. Empresas como o Basecamp e o Shopify experimentam o formato, porém não o ano todo – somente no verão ou em determinadas épocas do ano onde a sazonalidade permite.

O mais interessante quando olhamos os dados trazidos pela plataforma é que em todos os casos o resultado positivo veio de diferentes formas que vão além do ganho de produtividade: 63% das empresas perceberam melhora na velocidade de contratação e atração de talentos do mercado e78% dizem que seus colaboradores sentiram impacto positivo na redução do estresse e qualidade da saúde mental.

Não existe uma metodologia que possa ser aplicada para todas as empresas, já que cada uma tem sua própria dinâmica de trabalho com diferentes desafios e necessidades. Nenhuma das empresas entrevistadas conseguiu apresentar uma solução, por exemplo, sobre como lidar com semanas onde já existem feriados ou eventos.

Independente da disposição em abraçar o movimento, as dicas para melhoria da produtividade são ótimas e podem ser utilizadas por qualquer empresa.