21 de maio de 2021

A lição que o fracasso nos trás

Por Admin

2021. O ano que para nós seria um ano de recomeço está mais parecendo uma cópia – piorada – de 2020, afinal nos vemos nas mesmas circunstâncias em restrições que a doze meses atrás e, agora, com a rejeição mundial por sermos o segundo país com mais casos e mortes por Covid – 19.

A calamidade não se instala apenas nos hospitais onde vemos a pior das crises. A Unicamp divulgou recentemente uma pesquisa onde apontou que 40% dos brasileiros sentiram depressão e tristeza nos últimos meses. E a vacina, a passos de tartaruga, nos levam a pensar que tudo isso ainda vai demorar para acabar.

Mas, e se não acabar? E se continuarmos assim ainda por alguns anos? Iremos nos condenar a uma vida frustrada por causa das circunstâncias? Li um artigo onde dizia que a Finlândia decretou em seu calendário oficial o Dia do Fracasso. O evento que é celebrado no dia 13 de outubro desde 2010 tem a finalidade de superar as derrotas e ressaltar as lições que lhe trouxeram.

É de se considerar que seja celebrado um tema como esse. A sabedoria chinesa, uma das pioneiras no estudo da psicanálise humana chamou essa capacidade de aprender com o fracasso como Movimento Circular da Luz. Aceitar cada estação e o que cada uma traz independente de coisas boas ou ruins é uma atividade que “força” a desenvolver novos potenciais. É negar o fluxo natural da vida.

Se vai durar mais alguns dias, meses ou anos, não sabemos. Se essa será a última grande crise que enfrentaremos, também não sabemos. O que de fato temos conhecimento é que enquanto estivermos vivos passaremos por momentos bons e ruins, seremos confrontados e confortados.

Portanto 2021 pode ser sim um ano de recomeço: o recomeço de uma cultura comportamental para cada um de nós em frente ao caos, a capacidade de superar a si mesmo quando o desespero chegar. Se evoluirmos nisso, certamente não importará o tamanho das crises vindouras, pois estaremos preparados para superá-las. Seja mais forte do que a sua crise!

José Odécio de Camargo Jr. – Advogado
Imagem de Fábio Luciano Sorg por Pixabay