18 de fevereiro de 2022

Responsável, Estudioso e Restaurador: três pontos fortes dos profissionais brasileiros

Por Admin

Recentemente a empresa pesquisadora de opinião americana, Gallup, criou um teste que revela os três principais pontos fortes de um profissional. Com dados de milhares de pessoas, a empresa também conseguiu fazer um ranking dos talentos mais comuns e mais raros em cada país.

Mais de 200 mil participantes brasileiros entraram na pesquisa e revelaram três perfis em comum: responsável, estudioso e restaurador. O ponto forte, ou talento conforme denominado pela empresa, se trata de padrões naturais de pensamento, sentimento e comportamento.

A Responsabilidade do brasileiro no ambiente de trabalho traz consigo o conceito de compromisso. Os entrevistados associaram as tarefas com comprometimento alegando “não dormirem” se não desempenharem o que fora estabelecido.

O termo Estudioso pode parecer novidade para a maioria dos brasileiros, mas não se trata de gostar de estudar, e sim a atração em aprender coisas. O que é ótimo para as empresas, afinal esse talento ajuda a pessoa a acompanhar as mudanças do mundo e do mercado.

O terceiro potencial é Restauração. Trata-se de um perfil com facilidade de identificar e resolver problemas. Na rotina empresarial, essa capacidade de perceber e de resolver empecilhos, traz uma grande vantagem e diferencial competitivo.

Os três pontos não definem o perfil profissional brasileiro, afinal participou uma fatia da grande massa coorporativa. Somente em 2021, foram abertas 3,2 milhões novas empresas em diversos segmentos.

A informação geral aponta para uma curiosidade individual: quais são os pontos fortes de cada um em suas atribuições? Identificar é o primeiro passo. Em seguida, potencializar. Desta forma, o mercado agregará cada vez mais valor e qualidade daquilo que podemos oferecer enquanto profissionais.

José Odécio de Camargo Júnior é advogado empresarial