9 de fevereiro de 2023

Novo golpe do Pix utiliza dados dos clientes e toca até música do banco

Por Admin

A plataforma lançada pelo Banco Central em 2020 caiu no gosto dos brasileiros e revolucionou a forma com que a população realiza pagamentos. No entanto, o Pix se tornou alvo de criminosos, que planejam uma série de golpes. Essa semana um caso foi denunciado no Twitter e acendeu a luz de alerta para muita gente. Confira como funciona:

Golpistas ligam para as pessoas dizendo que a conta delas foi invadida e vão solucionar o problema. Eles têm informações sobre o extrato dos clientes, simulam estar na central de atendimento dos bancos, são bem articulados e calmos e usam até uma música similar à do Itaú. Isso ganha a confiança dos clientes e os convence. A denúncia viralizou em redes sociais nos últimos dois dias.

Suposta invasão de conta

 O falso funcionário do banco liga e diz que a conta bancária foi acessada por golpistas. Em relato no Twitter, a jornalista Marcella Centofanti diz que o fraudador ligou para ela fingindo ser funcionário do Itaú e disse que a conta bancária dela estava bloqueada por causa de uma tentativa de invasão por terceiros.

O criminoso citou movimentações bancárias recentes dela. O golpista afirma que alguém fez transações para uma conta e pede que, caso ela não as reconheça, faça um pagamento pelo aplicativo com o mesmo valor para a mesma conta (a do golpista), de forma que o banco reconheça a duplicação e cancele a operação.

Centofanti descreve o golpista como “articulado” e com “um tom de voz calmo”, tão paciente a ponto de ficar mais de 20 minutos na linha. Ela só suspeitou de golpe quando ele pediu que ela fizesse um Pix para a conta mencionada.

Ela ligou para a gerente do banco e teve a confirmação da fraude. “Segundo ela, tá bombando [o golpe]. Um monte de gente caindo”, escreveu a vítima. A gerente não soube dizer como o golpista teve acesso a dados sigilosos.

Outros tipos de golpe em Americana – SP:

MOTOBOY

“Tem a fraude do motoboy: eles ligam pra sua casa normalmente telefone fixo informam que se trata do setor de segurança do banco pergunta sobre uma compra realizada em determinado local (que não ocorreu) a pessoa nega eles aconselham a entrar em contato com setor de segurança ligando para 0800 do verso do cartão imediatamente. Entretanto, eles grampearam a ligação então quando a vítima liga para o banco, na verdade está falando com a quadrilha, então eles captam todas as informações como senhas dados pessoais e ao final informa que o motoboy do banco irá pegar o cartão para perícia e as pessoas entregam”, alerta a advogada Ana Carolina, do J Camargo Advogados.

CAIXA ELETRÔNICO 24H

Tem acontecido fraude em caixa eletrônico 24h em redes de supermercados quadrilhas estão abordando normalmente idosos que se utilizam dos caixas oferecendo ajuda ou reclamando da demora no uso então trocam os cartões mas nesse tempo foi suficiente pra captar a senha e o cartão.

Quais cuidados devem ser tomados?

Não basta proteger a senha do cartão. As precauções que os clientes de banco precisam ter já deixaram de ser as básicas, como não compartilhar o número da conta ou dados bancários.

“O mais importante é nunca clicar em links enviados por SMS, aplicativos de mensagens, fornecer dados pessoais e principalmente senhas mesmo que digitando no telefone. Banco nenhum liga para fazer atualização ou informar que irá bloquear o acesso do internet Banking, por exemplo, aceitar dúvida de estranhos”, ressalta a advogada do J Camargo Advogados.

O ela recomenda em caso de dúvida é que a pessoa se dirija ao banco e fale diretamente com o gerente de relacionamento ou entre em contato com o canal de atendimento do 0800 do banco por outro telefone do que suspostamente entraram em contato com a vítima.

A principal dica é: desligue o telefone imediatamente e ligue na agência. “Não responda nada, procure os canais oficiais do banco”

Como recuperar o dinheiro?

É possível retomar o dinheiro perdido em um golpe. Em novembro de 2021, entrou em vigor o MED (Mecanismo de Devolução Especial), um conjunto de regras e procedimentos elaborado pelo Banco Central para auxiliar vítimas de fraudes com o Pix.

A vítima tem até 80 dias a partir da data do golpe para abrir uma notificação. É necessário comunicar o banco da irregularidade e registrar um boletim de ocorrência. O caso é analisado pelo próprio Banco Central.