16 de julho de 2021

Surge um novo comércio pós pandemia

Por Admin

É Dia do Comerciante, e ao invés de jantares, placas e homenagens aos nobres trabalhadores do comércio, temos a pressa de ajudá-los a recuperar o tempo (e dinheiro) perdidos com a pandemia. Não temos mais o luxo de fechar as empresas por prolongados feriados ou até mesmo decretar férias coletivas para nossas equipes, precisamos trabalhar.

Ando pelas ruas e feiras da cidade e vejo o quanto comerciante foi afetado diretamente com os reflexos do isolamento durante a quarentena. O Governo criou medidas de incentivo tanto ao comerciário como ao comerciante, depositou auxilio emergencial para milhões de brasileiros, mas as portas continuaram fechando.

O Comerciante é uma classe que merece nosso respeito não só pelo nobre labor que executa diariamente, mas pela capacidade de se reinventar. Por isso, para continuar de pé o comércio vai precisar de algumas estratégias: Adaptação: não dá mais para continuar como estávamos, é hora de entender o novo normal e se adaptar a ele. O trabalho remoto que era, a princípio, apenas uma alternativa momentânea, tem ganhado espaço como solução para a manutenção de empregos e diminuição de gastos nas empresas. Se a sua empresa ainda não entrou nessa realidade, repense.

Novas parcerias: talvez o seu vizinho de comércio esteja passando pelos mesmos processos que sua empresas e juntos possam otimizar tempo e custos para solucionar o problema. Garra: essa acredito que já está no DNA de cada comerciante e por isso, em breve voltaremos a celebrar essa data com todo o glamour que ela merece. Parabéns comerciante!

José Odécio de Camargo Júnior é advogado especialista em Direito Empresarial